Desconecte-se do som de seus IPads, IPods, IPhones, TV, rádio, etc. e comece a conversar com o Deus de Tiago. Não consegue? Abra o Novo Testamento ou seu Salmo preferido e leia palavra por palavra, degustando-as, ruminando cada frase; medite e vivencie cada cena evangélica, interiormente, emoldurando-a numa tela colorida.
Não queira ir ao Caminho para se divertir, fazer turismo barato, quebrar recordes. Caso vá acompanhado, ao caminhar, que cada um siga seu ritmo. Ouse caminhar sozinho. Aprecie o horizonte, contemple a Mãe Natureza, converse com ela (ar, água, sol, sombra, árvores, pedras, solo, aves), ame-a profunda e apaixonadamente.
Já mesmo hoje, morando em grandes cidades, observe o seu entorno, o agir das pessoas, suas fisionomias. Adivinhe seus mundos interiores (já é um treino). Escute o trânsito. Observe os jardins, a rica arquitetura. Nada se repete: tudo é vida ou gera vida, e neste universo vivo cada pessoa (per-sona = vibra por si) é irrepetível.
Treine ouvir o silêncio; ele mora no Caminho. Se você é religioso, agende, alguns dias antes da viagem, uma conversa com seu líder espiritual para limpeza de alma. Se é católico, faça uma confissão geral e comungue. Já no Caminho, em Roncesvalles, participe da Santa Missa noturna. É como um Ato de Entrega aos cuidados de Santa Maria do Caminho e seu Filho Espiritual, Tiago Maior. São os Anjos Protetores de toda viagem. Receba a bênção do Altíssimo e vá repousar. Seu sonho começa a acontecer.
Já na trilha, abandone o orgulho e os vícios. Esconda o celular, descarte os itens de maquiagem. Empunhe o cajado, vista a Mochila. Olhe o horizonte. Respire fundo e sorria. Você já é um Peregrino rumo a Compostela. Com você e em você o Caminho vive.
Comments