Trata-se de um novo percurso, a realizar a vela.
O cruzeiro de 17 dias começará de Vila Real de Santo António e passará por Lagos, Cascais, Aveiro, Viana do Castelo, Baiona, até chegar em Villagarcia de Arousa, local a partir do qual os peregrinos nautas terão de completar o percurso a pé até Santiago de Compostela.
O cruzeiro será realizado pela primeira vez no dia 28 de maio, e irá contar com a presença de cerca de 20 embarcações (veleiros convidados), entre as quais a Caravela Vera Cruz, assim como várias embarcações internacionais. A previsão é de realizar viagens regulares a partir de setembro.
No total, serão cerca de 150 os participantes a embarcar neste cruzeiro. A viagem está prevista terminar a 13 de junho em Padrón, Espanha. Esta ação conta, ainda, com o apoio institucional da Marinha Portuguesa.
O “Caminho Marítimo de Santiago” em Portugal pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, segundo a tradição, transportou o corpo de Santiago desde Jaffa, na Palestina, até Campus Stella, na Galiza.
Este novo Caminho não será, contudo, dedicado apenas voltado para a vertente espiritual e religiosa, propondo aos “viajantes nautas” a exploração da paisagem costeira, a redescoberta da história e da cultura locais e a promoção do espírito de entre ajuda e solidariedade.
Fonte: nit.pt e echoboomer.pt
Comments